Chapada dos Veadeiros - Informações Gerais
- Na Viagem
- 19 de fev. de 2018
- 5 min de leitura
Olá pessoal,
Antes de descrever o meu roteiro pela Chapada dos Veadeiros vou fazer esse post com as principais informações da região e uma visão geral do que foram esses 4 dias em Goiás e 01 dia em Brasília.
Fui para Chapada dos Veadeiros no Carnaval 2018, ou seja, um período quente e de muita gente rs.
Ressalto mais uma vez que tudo que descrevo aqui no blog, trata-se da minha experiência. ♥
Sobre a Chapada
A Chapada dos Veadeiros está distante de Brasília cerca de 260 km, localizada em Goiás e distribuída em 03 principais municípios: Alto do Paraíso, São Jorge e Cavalcante.
Eu não sei se vocês sabem, mas a Chapada dos Veadeiros tem uma fama esotérica. É normal vocês encontrarem espalhados pelas cidades, bonequinhos de ETs e óvnis. Como sempre fui muito curiosa e gosto de saber histórias dos moradores locais, entrei em uma lojinha que estava vendendo esses bonequinhos e perguntei o porquê (até então eu não fazia ideia dessa fama rs). Foi então que a dona da loja, muito simpática por sinal, me explicou que a região da Chapada dos Veadeiros está localizada sob uma área enorme de cristais, e que esses cristais refletem sua luz para o espaço, chamando a atenção dos ETs. Acrescentou ainda, que óvnis são enviados para região para realizar um estudo do local e que inclusive alguns moradores já viram esses óvnis (mas não os ETs). Se isso é verídico, só Deus sabe...eu sei que eu gostei da história e estou compartilhando com vocês. Rsrs


> Até a entrada de Alto do Paraíso é um óvni. rs

Acredito que a coisa mais importante que você deva saber da região é que TODAS as atrações cobram o acesso, exceto o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Além disso...para tudo será necessário trilha, algumas trilhas simples e leves, outras mais complicadas (conforme meu roteiro).
Bom, a Chapada dos Veadeiros é extremamente rica em cultura, natureza e ar puro. Ai gente....apaixonada viu? Não tinha lugar melhor para eu passar meu Carnaval.
Deslocamento
Devido o aeroporto mais próximo da Chapada ser o de Brasília, escolhemos comprar uma passagem de avião Salvador-Brasília e em Brasília alugar um carro para o deslocamento até a Chapada.
> Saindo de Salvador

> No Aeroporto de Brasilia

Dica Na Viagem: Alugue um carro. É a melhor opção de deslocamento pela própria chapada. Nenhum dos pontos turísticos são próximos, então ter um carro é importantíssimo!
Para reservar o aluguel do carro nós utilizamos o site: www.rentalcars.com/br.
> Alugando o carro.


A estrada de Brasília à Chapada dos Veadeiros está em boas condições e o google maps nos levou certinho para a nossa Pousada em Alto do Paraíso. rs
> A estrada.

> Chegando em Alto do Paraíso.

Hospedagem
Esta é a grande dúvida da maioria das pessoas e inclusive era a minha. Onde se hospedar, já que as principais atrações estão distribuídas em 03 municípios (Alto do Paraíso, São Jorge e Cavalcante).
Então gente...eu escolhi me hospedar em Alto do Paraíso e para mim foi a melhor opção. Alto do Paraíso é ponto central entre Brasília, São Jorge e Cavalcante, ele fica no meio dessas cidades (vide mapa). Além disso, no período da noite tem mais coisas para fazer.

Vi algumas pessoas que estavam hospedados em São Jorge reclamarem de ter que ir para Alto do Paraíso toda a noite, pois em São Jorge não tinha nada. Enfim...depende também da sua pegada na viagem né? Vai que você quer ficar justamente sem ter o que fazer? Rs
> Alto do Paraíso


Fiquei hospedada na Pousada Paralelo 14. Ela está localizada na estrada, quem vem de Brasília em direção a Alto do Paraíso. Não está próxima da rua principal onde tem os restaurantes e bares, mas para quem está de carro não é longe.
Pontos positivos da Pousada ♥
Bem arborizada
O dono super prestativo e atencioso
Dentre as opções foi a mais barata que encontramos
Pontos negativos ☻
Não tem café da manhã
Wifi funciona quando quer
Achei um pouco insegura
Não tem ar condicionado e nem ventilador (não fez calor nenhum momento...mas vai que?)
Embora eu tenha pontuado mais itens negativos do que positivos, vale ressaltar que foi uma das pousadas mais baratas que conseguimos. Acredito que por ser Carnaval, o pessoal estava “metendo a faca”. Para vocês terem noção, encontramos camping no valor de R$ 900,00, PIADA NÉ?
> A pousada







> O quarto






> O pôr do sol na frente da pousada

Comida
Não tive dificuldade para encontrar supermercados, restaurantes e outras opções para comer. Isso porque estava hospedada em Alto do Paraíso ok? Não sei te informar como funciona nos outros municípios.
Em alto do Paraíso tem uma rua principal onde possui inúmeros restaurantes, pizzarias, barzinhos e lojinhas. A região é bem legal e como estávamos no período do carnaval, estava bem animada.

Vou listar aqui para vocês os lugares que comemos ok?
Almoço
Nós almoçamos no restaurante Casa Bella próximo do posto Vale da lua em Alto do Paraíso (achei a comida boa e bem barata).

Restaurante Buritis em São Jorge...tem a opção de montar seu macarrão com os ingredientes a sua escolha pagando apenas R$ 20,00 com direito a repetir uma vez.
Comunidade Kalunga em Cavalcante – o melhor almoço de todos, mas contarei em um post especial.

A noite
No período da noite fomos comer tapioca em um local que não lembro o nome, sorry. Só posso te dizer que é um local com decoração de móveis antigos e localizado na rua principal de Alto do Paraíso.

Comemos na pizzaria Villa Chamego para comemorar o aniversário de um amigo que estava conosco. Foi uma noite bem agradável...tinha música ao vivo.

E conhecemos também uma hamburgueria que foi encontrada por acaso rs. Por coincidência estávamos doidos querendo hambúrguer e uma luz divina nos levou ate essa hamburgueria. O nome é Quiri Quiri Gourmet Burguer. Achei o valor normal e a qualidade razoável...tinha até Dj nesse dia.



Além das opções acima, tem um restaurante que eu indico, localizado na Cachoeira dos Cristais. Nós não tivemos a sorte de almoçar lá, pois quando chegamos a cozinha já estava fechada, apenas tomamos uma cerva. Mas o ambiente é uma deliciaaaaaaa, e uns amigos almoçaram lá e disseram que a qualidade é boa e o preço justo.


No geral...comida é a coisa mais barata da Chapada dos Veadeiros. rsrs
Informações importantes
O sinal de internet raramente funciona (o meu é vivo, e não pegou momento nenhum). Além disso, até nos restaurantes não tive sorte de encontrar um wifi bom.
Não achei uma viagem barata. Não sei se foi o período, mas hospedagem estava cara e só o fato de alugar carro e colocar gasolina, já encarece (ideal ir com outras pessoas para dividir).
Todas as cachoeiras cobram o acesso. Apenas o Parque Nacional é de graça (Conforme meu roteiro).
A região faz muito calor durante o dia e frio à noite.
O ideal é chegar cedo às atrações (abrir praticamente o local rs).
Não é uma viagem para descansar, a não ser que você queira conhecer apenas os locais com trilhas leves (Conforme meu roteiro).
TENHA CUIDADO nas trilhas e Cachoeiras, presenciei 02 pessoas sendo arrastadas pela água e graças a Deus não resultou em tragédia.
A água das cachoeiras é extremamente gelada.
Leve repelente, protetor solar, roupas leves e muita disposição para andar rs.
Vá com dinheiro em mãos, a maioria dos lugares aceitam cartão, mas devido o problema com a internet, aconselho ter a segurança do dinheiro.
Eu vi apenas um posto de gasolina na região e fica em Alto do Paraíso. Posso ter deixado passar outro...mas eu sinceramente não arriscaria ir para São Jorge ou Cavalcante sem combustível necessário.
Ideal alugar um carro, não consigo imaginar uma viagem pela Chapada dos Veadeiros sem!
Roteiro Geral
Meu roteiro foi dividido levando em consideração a localização das atrações.
01º dia – Alto do Paraíso
Passeio de balão;
Mirante da Janela;
Vale da Lua.
> Passeio de balão.

2º dia – Alto do Paraíso
Jardim de Maytreia
Almecegas I e II;
Cachoeira São Bento;
Voo do Gavião;
Loquinhas;
Cachoeiras dos cristais.
> Almecégas I

3º dia - Cavalcante
Cachoeira Santa Barbara;
Cachoeira Capivara;
Poço Encantado.
> Cachoeira Santa Barbara

4º dia – São Jorge
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Trilha dos Cânios e Cachoeira Cariocas
Águas Termais
> Trilhas dos Cânios

5º dia
Brasília
> Ponte JK

Então é isso pessoal...nos próximos posts irei descrever cada dia para vocês!
Beijocas!



Comentários